Os trabalhos na LXXVI Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita prosseguiram na tarde desse domingo (22). Durante a reunião, os conselheiros e participantes continuaram debatendo os temas da pauta financeira e orçamentária.
O diretor de Finanças e Administração do Sindireceita, Jaildson Bomfim Gonçalves fez a apresentação de um relatório circunstanciado do saldo e uso do Fundo de Reserva, dos anos 2017 a 2019. Após a apresentação foram esclarecidas diversas dúvidas apresentadas pelos conselheiros que debateram intensamente o relatório apresentado. Após o debate, o relatório foi colocado em votação e aprovado pelos conselheiros participantes do CNRE. Em sequida, foi apresentado o relatório de utilização do Fundo de Defesa nos exercícios 2017, 2018 e 2019. O diretor Jaildson Gonçalves entende que a apresentação de relatório circunstanciado do saldo e uso do Fundo de Defesa deve ser procedimento regular dos seus gestores. Desta forma, ainda que não exista regra clara nesse sentido, a Diretoria Executiva Nacional entende que o máximo de transparência nas ações que impliquem uso dos recursos do fundo de reserva é salutar. Após a apresentação o relatório foi colocado em votação, e aprovado pelo CNRE.
Propostas orçamentárias
O diretor de finanças e administração apresentou e defendeu ainda a proposta de orçamento da Diretoria Executiva Nacional, do Fundo de Defesa, do Fundo de Reserva e do CNRE 2021, defendendo a aprovação da segregação dos orçamentos por Centros de Resultados (Den, Fundo de Reserva, Fundo de Defesa e Despesas previstas no Ar.t 132).
De acordo com Jaildson Gonçalves “Orçar é um ato utilizado para prever o que pode impactar o fluxo de caixa de uma organização. Se levado a sério, pode ser um excelente meio de planejamento, da mesma forma que pode ser uma boa obra de ficção, se desdenhado. A elaboração do orçamento deve considerar os cenários interno e externo, e em alguns desses cenários, não se tem a capacidade de interferir.”
A proposta orçamentária foi amplamente discutida e aprovada pelos conselheiros participantes da reunião. O presidente do CNRE, Gerônimo Sartori aproveitou a discussão sobre o orçamento para explicar que a funcionária Sra. Maria Lindalva Braga, que antes estava subordinada à DEN, passou a se reportar à mesa do CNRE e estará à disposição para ajudar CEDS e DS com questões burocráticas e na regularização de documentos de constituição desses órgãos sindicais.