A Comissão de Mulheres do Sindireceita, instituída pela Resolução CNRE nº 32/2022/Sindireceita, manifesta solidariedade à Senhora Márcia Meng, Superintendente Regional da 8RF, alvo de ataques misóginos noticiados em 25/02/2023 no portal digital de O Estado de S. Paulo, pelos colunistas Mariana Carneiro e Gustavo Côrtes, em artigo intitulado "Auditores fiscais trocam ofensas sobre bônus salarial".
Em suas manifestações, um servidor que já ocupou o cargo de secretário-adjunto do órgão afirmou que Meng só teria sido escolhida para chefiar a 8a Região Fiscal em função de suposta "'obrigatoriedade' imposta da quota de mulheres no staff da RFB”.
É certo que nos debates que envolvem questões institucionais, todas e todos estamos sujeitos a tecer críticas e a recebê-las, sobretudo aquelas e aqueles que detêm poderes decisórios. Falas sexistas, contudo, extrapolam o debate e reduzem o diálogo a um discurso preconceituoso. E isso precisa ser evidenciado e combatido. Da mesma forma, esta Comissão pretende sempre se manifestar quando ciente de episódios desta natureza, em relação a qualquer mulher dentro da instituição, quando vitimada por palavras ou atos que revelem misoginia ou outra forma de preconceito.
O mundo mudou, os tempos mudaram, a cultura de aceitação do outro e o respeito às diferenças de opinião podem e devem ser incentivados, desde que com civilidade, sem o uso de agressividade e violência vergonhosas.
Brasília, 26 de fevereiro de 2023.
COMISSÃO DE MULHERES DO SINDIRECEITA
Veja aqui a Carta_de_Solidariedade.pdf
Veja o ofício encaminhado ao secretério da RFB OFÍCIO_-_CARTA_COMISSÃO_MULHERES.pdf
Veja aqui o PROTOCOLO_-_CARTA_COMISSÃO_MULHERES.pdf