Em homenagem ao Dia das Mães, a Comissão de Mulheres do Sindireceita promoveu na tarde da última terça-feira, dia 16, a live "Maternidade e Trabalho - Desafios e Perspectivas", com palestra ministrada sobre o tema pela professora Dra. Carla Antloga. A apresentação contou com mediação da coordenadora geral da Comissão de Mulheres, Denise Figueredo e da integrante do colegiado, Kátia Nobre.
Durante sua apresentação, Carla Antloga ressaltou que a maternidade é uma construção histórica e deve ser pensada enquanto uma categoria de trabalho, pois envolve a dimensão do chamado cuidado compulsório. “Na nossa sociedade, em função do sistema patriarcal, a maternidade vem atrelada a uma função de cuidado e o cuidado é trabalho. O sentimento de ser mãe e o afeto pelo filho, a gente não coloca na categoria de trabalho. Mas, o cuidado que é compulsório à maternidade, este, sim, é trabalho e é compulsório, porque existe uma narrativa de que a “boa mãe” é aquela que para a sua vida para cuidar dos filhos”, explicou. Para a pesquisadora, o enfrentamento deste cenário e garantia de melhores condições de vida às mães exige uma mudança profunda na sociedade, além de maior responsabilização do Estado.
Sobre a palestrante
Carla Antloga é psicóloga pós-doutora em Filosofia do Trabalho pela USP e CNAM – Paris, e professora e orientadora de mestrado e doutorado no Instituto de Psicologia da UnB. Carla Antloga também é organizadora dos livros "Trabalho Feminino: Desafios e Perspectivas no Brasil" (Appris), "Psicanálise e Trabalho: ser e sofrer no trabalho contemporâneo" (CRV) e "Empreendedorismo Feminino: um olhar para o real" (CRV).