As Analistas-Tributárias da Receita Federal do Brasil (RFB), Tânara Mira e Flávia Ramalho, participaram do desenvolvimento do Volume II da Cartilha de Governança de Dados – Ecossistema de Dados do Poder Executivo Federal, elaborada pelo Subcomitê Técnico de Governança de Dados do Comitê Central de Governança de Dados (CCGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As colegas Analistas-Tributárias representam o Ministério da Fazenda (MF) no Subcomitê.
A Cartilha está disponível para leitura e download (clique aqui para conferir). No Volume II, o material abarca temas como o conceito de ecossistema de governança de dados; apresenta os atores envolvidos no ecossistema de dados; discorre sobre como os integrantes do setor público interagem neste conjunto de relações; e detalha como se dá a estruturação do ecossistema de dados do Poder Executivo Federal.
Histórico
A publicação integra as ações da chamada Trilha de Governança de Dados, composta por cartilhas temáticas que têm por objetivo contribuir para a implementação da cultura de dados no âmbito do Poder Executivo Federal, a partir da legislação vigente e das diretrizes de privacidade, transparência, proteção de dados, criação de valor, ética, melhora da atuação do Estado e eficiência no uso dos dados em benefício do cidadão. Saiba mais sobre o assunto aqui.
O primeiro volume da cartilha, intitulado “Conceitos Iniciais” foi lançado em dezembro de 2022 (leia aqui). A produção também contou com o trabalho das Analistas-Tributárias Tânara Mira e Flávia Ramalho.