O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, e os diretores Fabiano Rebelo (Estudos Técnicos), Alexandre Xavier (Assuntos Jurídicos) e Alexandre Magno (Defesa Profissional) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, dia 27, com integrantes da Coordenação-Geral de Atendimento da Subsecretaria de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita Federal do Brasil (Cogea/Suara/RFB). Na oportunidade, os representantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN) cobraram a elaboração da nova portaria para regulamentar o modelo de atendimento do Órgão, espelhando a atual realidade e atualizando disposições que já se tornaram obsoletas na área.
A reunião ocorreu na sede da Cogea, em Brasília/DF. Representaram a RFB, na oportunidade, a coordenadora-geral de Atendimento, Áurea Nazaré de Mendonça; os membros do Gabinete da Cogea, José Carlos Nogueira Júnior, Weber Fadel e Lia Neves Veras; o representante da Divisão de Estudos e Projetos de Atendimento (Diest), Eduardo Schettino; a representante da Divisão de Orientação ao Atendimento (Diora), Romana Baracho Rodovalho; a gerente nacional de Cidadania Fiscal da RFB, Ana Paula Sacchi Kuhar; e o titular da Unidade de Atendimento ao Contribuinte PST Nova Andradina/MS, Daniel Nunes Pereira.Na ocasião, o presidente do Sindireceita, Thales Freitas, ressaltou a importância do debate sobre as transformações no atendimento da RFB e defendeu que o tema deve ser discutido de forma ampla e transparente na Instituição. “Nós, enquanto representantes do Sindireceita, temos refletido sobre qual seria o modelo ideal para o atendimento da Receita Federal. Temos grande interesse em colaborar na construção desse modelo, de forma a promover a valorização do espaço de atuação profissional e da mão de obra qualificada dos Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias, em benefício de nossa própria Instituição e da sociedade”, destacou.
A coordenadora-geral da Cogea, Áurea Nazaré de Mendonça, informou que a pasta está aberta a ouvir as sugestões, críticas e alternativas apresentadas pelo Sindireceita no decorrer dos debates sobre o atendimento. “Tenho grande admiração pelo Sindireceita e pela forma de gestão adotada na Entidade, mantendo o diálogo aberto e construindo pontes e elos para evoluirmos. Sempre que precisarem, a qualquer momento, nos procurem. Acredito que quando conseguimos alinhar nossas reflexões e ações, todos saem ganhando”, disse.
A reunião contou com apresentações sobre o modelo de atendimento projetado pela RFB, conduzida pelo representante da Diest, Eduardo Schettino; e acerca da minuta de portaria em trâmite, realizada pela integrante da Diora, Romana Baracho Rodovalho. Após estas explanações, os participantes do encontro discutiram entraves envolvendo o atendimento que necessitam de solução.