DIA INTERNACIONAL DA MULHER
REYNALDO PUGGI
Março é um mês que boa parte das atenções em todo o mundo se voltam para as mulheres. Não foi sem razão que o dia 8 desse mês foi escolhido para celebrar o Dia Internacional das Mulheres. A data foi uma homenagem a luta de operárias pela valorização de seu trabalho.
O dia 8 de março de 1857, é lembrado e comemorado até hoje graças a um grupo de operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque que entraram em greve. Foi um ato de coragem em defesa de seus direitos. 130 delas pagaram com a vida, por sua atitude. Trancadas dentro da fábrica, elas morreram em um incêndio. A escolha do dia 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres, ocorreu em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca. Desde então o movimento a favor da emancipação da mulher tem se fortalecido em todo o mundo.
Mantendo o espírito que encheu de coragem as funcionárias da fábrica, que reivindicaram a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas, muitas de nossas colegas marcaram a história do SINDIRECEITA.
Nessa data temos que agradecer pelo empenho de nossas colegas, que sempre estiveram à frente das grandes mobilizações da categoria. Nós, da Direção do Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (SINDIRECEITA) somos gratos por sua participação. E, se hoje temos um sindicato forte e atuante, devemos isso também as nossas companheiras de luta.
Hoje, vivemos um novo momento histórico. Sabemos que as mulheres ainda têm muito a conquistar no caminho da igualdade e de seu reconhecimento profissional. É justamente que temos que celebrar essa data, e fazermos desse momento um período de luta pela dignidade da mulher e de tomada de consciência. Juntos vamos construindo uma sociedade justa, onde todos possam respeitar suas diferenças e conviver pacificamente.
Marcos da luta das mulheres por reconhecimento
1691 - Estados Unidos - As mulheres votam no Estado do Massachussetts, mas perdem este direito.
1788 - França - Condorcet, filósofo e homem político francês, reclama para as mulheres o direito à educação, à participação na vida política e ao acesso ao emprego.
1792 - Reino Unido - Mary Wollstpnecraft pioneira da ação feminista, publica uma vindicta das Mulheres.
1822 - Primeira Constituição Liberal. Tanto esta Constituição como as seguintes afirmam que a lei é igual para todos, sem referência especial às mulheres.
1840 - Estados Unidos - Lucrécia Mott lança as bases de Equal Rights Association pedindo a igualdade de direitos para as mulheres e para os negros.
1857 - Estados Unidos - No dia 8 de Março, em Nova Iorque, greve das opcrárias têxteis para obter a igualdade de salários e a redução das horas dc trabalho, para 10 horas por dia.
1859 - Rússia - Aparecimento de um movimento feminino em São Petersburgo para a emancipação da mulher.
1862 - Suécia - As mulheres votam nas eleições municipais.
1865 - Alemanha - Louise Otto funda a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
1868 - Reino Unido - Criação da Sociedade Nacional para o Sufrágio Feminino.
1869 - Estados Unidos - Nascimento da Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres. O estado dc Wyoming concede o direito de voto às mulheres para atingir o número de eleitores necessário para entrar na União.
1870 - França e Suécia - As mulheres têm acesso aos estudos médicos.
1878 - Rússia - Abertura da primeira Universidade feminina em St. Petersburgo.
1893 - Nova Zelândia - Concedido o direito de voto às mulheres.
1901 - França - O deputado socialista René Viviani, sustenta pela primeira vez um debate sobre o direito de voto das mulheres.