Técnico colabora com
formação dos servidores da SRF
Fernando Marques se dedica a melhorar o atendimento nas CAC, em São Paulo
Em janeiro de 1993, o recém bacharel em Ciências Contábeis, pela Universidade Brás Cubas, de Mogi das Cruzes/SP, Fernando Marques dos Santos ingressou na Secretaria da Receita Federal (SRF). Suas primeiras atividades foram realizadas no serviço de Conta Corrente, hoje conhecido como Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), na ex-delegacia Leste de São Paulo. Fernando Marques lembra que nessa época o estado possuía quatro delegacias, que mais tarde seriam unificadas e transformadas na Delegacia da Receita Federal de Administração (DERAT/SRF).
Em 1996, ele foi transferido para o Núcleo de Atendimento, onde foram reunidos os funcionários das quatro unidades. Este Núcleo de Atendimento ficou responsável pelo atendimento de avisos de cobranças dos maiores devedores de São Paulo. Nesse setor, o Técnico trabalhou até maio de 1997, como Supervisor Técnico. Em seguida, Marques foi designado para a equipe de Restituição da Divisão de Arrecadação (DISAR/DRF LESTE).
No começo de 1998, Fernando Marques foi removido para a Superintendência da SRF, e passou a trabalhar na Divisão de Tecnologia e Segurança da Informação (DITEC), como Gestor Regional da DCTF. Também foi instrutor nos vários treinamentos sobre Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) ministrou palestras sobre preenchimento de DCTF no SESCON/SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis) além de cadastrador de sistemas da SRF dos servidores da Superintendência da Receita Federal.
Na seqüência, em 2001, Marques passou a trabalhar na Divisão de Administração Tributária (DIVAT/SRRF), onde atuou na orientação de preenchimento do DCTF responsável Regional pela Fiscalização Eletrônica (FISCEL) - Sistema em ambiente SIEF que realiza o controle e a cobrança de débitos declarados em DCTF.
Fernando Marques também realizou treinamentos para os colegas que atuam no FISCEL. Ele conta que o FISCEL tem sofrido mudanças devido a alterações na legislação. "Por isto estamos num momento de muito trabalho com várias homologações e com muitas demandas a cumprir", diz. Ele ressalta o trabalho da equipe para o aprimoramento do sistema. "Neste momento percebemos que a equipe responsável pelo FISCEL, tanto da SRF como do SERPRO tem sido muito eficiente, apesar de contar com um número reduzido de funcionários. Deve-se salientar o trabalho da equipe do SERPRO, que não tem medido esforços para nos atender", acrescenta.
Hoje, Fernando Marques se dedica ao treinamento dos servidores que atuam nas Centrais de Atendimento ao Contribuinte. Ele participou da capacitação dos funcionários que trabalham nas CAC da capital paulista, no Plantão Fiscal e ressalta que novos treinamentos devem ser realizados com o objetivo de capacitar também os servidores do interior de São Paulo, com previsão de treinamentos de Técnicos de outras Regiões Fiscais. Além de orientar os colegas, Fernando Marques também participa de rodadas de palestras para contribuintes e contadores.
Remoção
Em breve, Fernando Marques pretende iniciar uma nova etapa em sua vida pessoal e profissional. A partir de julho, ele e sua família passarão a viver em Taubaté, no interior paulista. Marques já pediu transferência para a DRF de Taubaté. "Em busca de uma melhor qualidade de vida, eu e minha esposa que também é Técnica, resolvemos mudar para o interior de São Paulo", revela. Mas Marques sabe que levará muitas lembranças dos anos em que trabalhou na DIVAT/SRRF. "Levarei muitas lembranças desta divisão. Principalmente da minha equipe EQLAC (Equipe de Lançamento e Cobrança), que considero uma das melhores equipes da SRF, pois, possui em seu quadro Técnicos altamente capacitados e com enorme experiência, que têm atuado de forma decisiva no desenvolvimento e acompanhamento dos sistemas de cobrança, seja de Pessoa Jurídica, Pessoa Física e ITR, como também dando suporte e treinamentos para toda a 8ª RF e às vezes para outras RF", diz.
Investimentos em tecnologia e em pessoal melhoraram atendimento ao contribuinte
Nos mais de 11 anos de Receita Federal, Fernando Marques pôde acompanhar várias mudanças e a evolução da instituição e de seus servidores. Na opinião do Técnico, a principal mudança ocorrida foi com relação à informatização. "Quando comecei a trabalhar no Conta Corrente da DRF/LESTE, atendíamos os contribuintes através de listagens, com toda a conferência manual, inclusive cálculos. Eram quatro atendentes, e tínhamos que fazer a triagem, dar as senhas (um número anotado a caneta num papel) e realizar o atendimento de Pessoa Física, Pessoa Jurídica e ITR. Na época, a nossa divisão (DISAR - englobando as equipes de Conta Corrente, Parcelamento, Certidão, Restituição, Cobrança de Processos, etc), possuía somente dois computadores", lembra.
Hoje, a realidade nas unidades da Receita Federal é bem diferente. Todas as Centrais de Atendimento ao Contribuinte estão equipadas de forma que cada atendente tem um micro a sua disposição. Para Marques também é preciso destacar a evolução no atendimento ao público dentro da SRF.
Entre os serviços oferecidos e que beneficiaram o contribuinte, o Técnico cita a disponibilidade de programas da SRF pela Internet entregas de declarações pelos contribuintes via Receitanet criação dos Centrais de Atendimento ao Contribuinte priorizando a melhoria do atendimento.
Fernando Marques acredita que para a SRF continuar a crescer é preciso direcionar investimentos e esforços para o aprimoramento do processo de informatização de todas as unidades. Marques também defende a realização de mais concursos públicos, e investimentos no treinamento e reciclagens contínuas dos servidores. "É preciso também estabelecer um verdadeiro Plano de Carreiras e Salários para que o servidor tenha motivação para se aprimorar na instituição, e não se sinta desestimulado acabando por sair", finaliza.