Projeto Qualivida
Que tal encontrar no seu local de trabalho um espaço reservado para relaxamento, meditação, exercícios físicos ou trabalhos manuais? A iniciativa parece genial, mas para os servidores da Receita Federal da Alfândega do Porto do Rio de Janeiro a medida já é uma realidade.
No segundo andar do prédio central da Alfândega funciona o Projeto Qualivida, idealizado e coordenado pela Técnica da Receita Federal Eliana Torreão Barreto, médica homeopata e especialista em Terapia Transpessoal.
Eliana Torreão conta que o projeto teve início com uma pesquisa, em dezembro de 1999, quando cerca de 300 questionários foram distribuímos e respondidos pelos servidores, entre Técnicos, Auditores Fiscais, PCC e o pessoal do Serpro. O objetivo foi mensurar o nível de estresse desses servidores, além de buscar sugestões sobre qual a atividade de maior interesse entre os participantes. Segundo Eliana, "no questionário buscávamos soluções que pudessem diminuir o estresse, levar o funcionário a relaxar, a lidar com as situações do estresse cotidiano de uma outra forma que não o levassem ao adoecimento físico, emocional e mental. Nesta ocasião as pessoas sugeriram que fosse oferecida ginástica, yoga e outras técnicas de relaxamento", diz.
Ela destaca que o Projeto Qualivida propõe resgatar o indivíduo enquanto Ser, estimular a sua criatividade valorizando - o, buscando ouví-lo e adequá-lo. "A proposta é de mudança de paradigma, sair do padrão da crítica, do rotular e buscar a integração. A grande insatisfação consigo mesmo, se reflete no Todo, que no nosso caso é a Alfândega do Porto do Rio de Janeiro". Eliana conta que observava a falta de prazer no trabalho que se manifesta de várias formas: a falta de vontade de ir trabalhar, a pressa para ir embora, a falta de paciência para atender o cidadão, a dificuldade na troca com as pessoas. "Mas, se passamos aqui dentro uma boa parte de nossa vida, como resgatar o prazer de estarmos aqui e de termos uma convivência com as outras pessoas de uma forma mais saudável?", questiona Eliana.
O Projeto Qualivida pretende trabalhar o equilíbrio com as outras pessoas visando uma convivência harmônica, buscando a mudança de crenças, estimulando a criatividade e as potencialidades de cada um. Para a coordenadora do projeto, "o que esperamos é ver refletido este trabalho no Todo deste microcosmo que é a Alfândega do Porto do Rio, pois o problema não está no trabalho, nem nas pessoas com quem temos de conviver, seja quem for: o chefe ou o colega, mas dentro de cada um de nós, na nossa visão distorcida da realidade", afirma.
Hoje o Qualivida está estruturado e já começa a cumprir a sua proposta. As cabines de fibra, sem piso, não fazem mais parte da realidade dos servidores as cadeiras quebradas, as salas sem ar e com mofo nas paredes já não existem. A Alfândega se apresenta física e materialmente limpa, de roupa e de cara nova.
Eliana destaca que, "os colegas de outros estados que nos visitam ficam impressionados ao conhecerem esta parte da Alfândega que fala literalmente em Qualidade de Vida, que fala de saúde, que fala do resgate do prazer de viver. Essa é uma aquisição nossa. É uma parte de cada um de nós expressa no grupo. Muitos nem acreditam que estão no ambiente da Receita Federal, pois somos uma parte que "destoa", que diverge do que é o comum".
Os objetivos do Projeto Qualivida são:
- Integrar pessoas.
- Colaborar para a harmonização plena do indivíduo.
- Estimular o relacionamento pleno entre as pessoas
- Melhorar o Clima Organizacional.
- Estimular o comprometimento com a Organização.
- Valorizar o ser humano.
- Gerir talentos.
Atividades desenvolvidas e oferecidas:
- Meditação.
- Aulas de Yoga.
- Massagem, Shiatsu.
- Oficina de Velas.
- Cuidar do condicionamento físico através da prática de exercícios físicos em aparelhos.
Todas as atividades são desenvolvidas por funcionários, na troca entre colegas, sem custo.
Em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (INT), possível treinar alguns funcionários em cursos de informática e de línguas oferecidos pelo Instituto. Nessa troca, os funcionários também utilizam o espaço Qualivida, assim como os servidores da Receita Federal aproveitam a cantina do INT, bastando para isto apresentar o crachá da Alfândega.
Entre as atividades de integração é realizado mensalmente a comemoração dos aniversariantes do mês, com um grande café da manhã, onde todos colaboram e participam.
De uma forma mais ou menos resumida, pode-se definir a Psicologia Transpessoal como uma abordagem que tem como principal objetivo tratar o homem como um ser integral, ou seja, um ente complexo que engloba aspectos biológicos, mentais, sociais, ecológicos e, especialmente, espirituais, o que amplia grandemente o atual campo da pesquisa em psicologia. Ela dá um conceito e um destino à vida, dá um sentido que a psicologia tradicional perdeu.
Para Pierre Weil, precursor da psicologia transpessoal, é Doutor em psicologia pela Universidade de Paris, Consultor da Unesco para educação e reitor da Universidade Holística Internacional (Unipaz), que funciona em Brasília desde 1986.
Meditar e relaxar são os conselhos do psicólogo francês que avisa: "É preciso aprender que a raiva destrói".