Informações da assessoria de Imprensa do Governo da Bahia - 03/06/2011
Reduzir custos e simplificar prazos, no processo de abertura e alteração de empresas, é o objetivo do Cadastro Sincronizado (Cadsinc), que será implantado a partir da próxima terça-feira, 7 de junho de 2011, em mais 14 municípios baianos. Nesta quinta-feira, 2 de junho de 2011, analistas que atuam nos escritórios regionais da Junta Comercial da Bahia (Juceb) participaram de capacitação para utilização do sistema.
Uma parceria entre a Junta e a Receita Federal fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma só entrada de dados e de documentos, acessada via internet.
“O cadastro vai facilitar os trâmites para abertura de empresa. Antes, o empresário esperava de três a cinco dias, e tinha que se deslocar a mais de um lugar para dar entrada na documentação. Agora, o processo vai durar menos de 24 horas”, afirma Alexsandro Nunes, do escritório regional da Juceb, em Campo Formoso.
A analista tributária da Receita Federal, Gleide Nascimento, diz que é um avanço para a descentralização dos serviços, já que antes tudo ficava concentrado na sede, em Salvador. Já a assessora técnica da Junta, Tiana Araujo, afirma que é uma evolução no processo de formalização das empresas nos municípios. “Estamos atendendo a uma demanda da sociedade pela agilização nos procedimentos de abertura, alteração e cancelamento de empresas”.
A Bahia foi pioneira no País na implantação do Cadsinc, por meio do projeto piloto iniciado em 2005, uma parceria entre a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) e a Juceb. Hoje a ferramenta está instalada em Salvador, na região metropolitana e em 15 escritórios regionais, unificando os diversos dados cadastrais nos órgãos fiscais e Junta Comercial.