Valor online – 16 de novembro de 2012
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), que assumiu ontem interinamente a Presidência da República, aproveita o período no Palácio do Planalto para afinar o discurso do Legislativo com o Executivo, nem sempre das mais amistosas.
Nesta sexta-feira, ele esteve por mais de uma hora com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, ocasião em que trataram da pauta da Câmara neste final de ano e de alguns dos projetos polêmicos que devem ir a votação, como o fim do fator previdenciário e o marco civil da internet.
Ele também ligou para o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), e colocou o governo à disposição, já que o Estado passa por uma onda de violência. Antes, ainda se encontrou com os deputados federais Maninha (PMDB-RO) e Vicente Cândido (PT-SP), também para tratar de assuntos legislativos. Nesta tarde, ele deve se encontrar com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também para tratar da pauta da Câmara.
Maia assumiu a presidência ontem, depois que a presidente Dilma Rousseff embarcou para a Espanha para participar da reunião da Cúpula Ibero-Americana. O vice-presidente Michel Temer está na Alemanha para um roteiro diplomático. Ontem, ele esteve com a chanceler Angela Merkel, com o presidente do Parlamento da Alemanha, Norbert Lammert, e com o presidente Joachim Gauck.
Estavam previstas a vinda de comitivas do Rio Grande do Sul no Palácio do Planalto —Marco Maia é gaúcho— mas todas abortaram a visita após saberem que seu mandato presidencial se daria em meio ao feriado.