Ferrari apreendida pela Receita de sonegador é leiloada por R$ 463 mil em BH

UOL- 13 de Dezembro de 2012

Uma Ferrari Testarrosa ano 1988 foi arrematada por R$ 463 mil, nesta quarta-feira (12), em um leilão realizado pela Receita Federal em Belo Horizonte.

O carro tinha sido apreendido em 2011 por falta de pagamentos de impostos. O antigo proprietário não comprovou a importação legal do carro, informou a Receita.

"Ela (Ferrari) estava em situação irregular no país, o que motivou a apreensão", explicou a presidente da Comissão de Leilão em Minas Gerais, Elaine Benfica.

Uma empresa da capital mineira, que não teve o nome divulgado, foi a responsável pelo lance vencedor. Outros onze interessados (entre pessoas físicas e jurídicas) participaram do leilão da Ferrari. Os lances foram feitos pela internet por interessados nos 57 lotes ofertados pelo órgão.

Além do carro da famosa marca italiana, havia bicicletas, uma Kombi e vestidos de noiva.

O veículo tem menos de 11 mil quilômetros rodados e, segundo a presidente da Comissão de Leilão em Minas Gerais, Elaine Benfica, "é única e está superconservada".

A funcionária da Receita explicou que o modelo é raro no Brasil em razão de existir uma lei brasileira permitindo somente a importação de veículos com mais de 30 anos de fabricação (geralmente alvo de colecionadores), ou que façam parte de herança.

Outra Ferrari, do mesmo modelo e com placa idêntica, também foi apreendida pela Receita em Belo Horizonte. De acordo com Elaine Benfica, a situação desse outro veículo é alvo de processo na Justiça, ainda não concluído, por suspeita de clonagem.

Até esta quinta-feira (13), a empresa que arrematou a Ferrari deve efetuar o pagamento do valor total (R$ 463 mil) ou optar pelo pagamento parcelado --deposita 20% do montante, e tem mais oito dias para quitar os 80% restantes.

De acordo com a Receita, 40% do dinheiro apurado com leilões de produtos apreendidos pelo órgão vai para os cofres da Previdência Social. O restante é destinado para o Fundo de Modernização e Reaparelhamento da Administração Fazendária (Fundaf).