Agência Brasil - 14 de agosto de 2015
O jornalista Américo Martins foi nomeado pela presidenta Dilma Rousseff para o cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O decreto com a nomeação foi publicado ontem (13) no Diário Oficial da União.
Américo Martins assumiu em fevereiro deste ano a diretoria-geral da EBC e ocupava a presidência interina da empresa, no lugar do ex-presidente, Nelson Breve, nomeado em 3 de agosto secretário de Imprensa da Presidência da República.
Ao falar sobre seus planos à frente da EBC, Américo disse que pretende consolidar a relevância da empresa na sociedade, por meio da ampliação da audiência. “Toda a EBC tem de ocupar um espaço maior de audiência e influência, aí compreendidas a TV Brasil, a Agência Brasil, o nosso sistema de rádios, portais e outros serviços de comunicação em diversas plataformas.”
Depois de ressaltar que pretende desenvolver em sua gestão linha editorial equilibrada, isenta, independente e plural, Américo Martins disse que seguirá o modelo da BBC, emissora pública de comunicação do Reino Unido, onde trabalhou por 13 anos.
“A Agência Brasil é fundamental para nós, é um dos grandes canhões que temos para atingir boa parte da população, seja pelos nossos meios diretos, seja por meio do material reproduzido em outros veículos”, acrescentou.
Sobre a melhoria da audiência da TV Brasil, o novo presidente da EBC disse que o veículo tem de buscar protagonismo na comunicação e debater temas importantes para o país. “Temos que, realmente, fazer mais programas, sermos plurais: promover debates, investir no esporte, que acabou virando nicho de mercado da televisão aberta e também está muito concentrado na televisão a cabo.”
Américo pretende aumentar a produção de programas e eventos transmitidos ao vivo na TV Brasil e enriquecer a grade de programação com debates sobre temas da atualidade. E antecipa: “Em breve, vamos anunciar uma grande surpresa na programação infantil.”
O novo presidente também tem planos para as emissoras de rádio da empresa. "Precisamos revitalizar nossas rádios e vamos criar uma nova rede nacional de rádios públicas. Além disso, precisamos resgatar a Rádio Nacional, uma das maiores marcas do mercado de rádio no país."
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, Américo Martins, de 47 anos, é mestre em teoria política e pós-graduado em economia pelo Birkbeck College, da Universidade de Londres e também mestre em jornalismo internacional pela City University de Londres. Antes de chegar à EBC, foi superintendente nacional de Jornalismo e Esportes da Rede TV. Entre 2006 e 2010, foi editor executivo da BBC de Londres, onde administrou todos os departamentos que operam no continente americano. Também foi diretor da BBC Brasil de 2002 a 2006, quando respondia pelo conteúdo da instituição, em português, para o Brasil.