G1 - 16 de outubro de 2015
A Polícia Federal e Receita Federal deflagrou nesta última quarta-feira (14) uma operação em Joinville, no Norte catarinense, m Blumenau, no Vale do Itajaí, e em Foz do Iguaçu, no Paraná, para apreender produtos contrabandeados para uso em narguilés, instrumento de fumo de tabaco. Foram retidos cerca de R$ 400 mil em itens.
Foram expedidos seis mandados de condução coercitiva (quando a pessoa é levada à delegacia para prestar esclarecimentos) e nove de busca e apreensão.Todos os mandados foram cumpridos e apenas uma pessoa permanecia detida até as 17h.
A operação foi batizada de Smog e tem como objetivo reprimir o contrabando e o comércio ilegal de tabaco, essências e equipamentos de narguilé. Os mandados são cumpridos em residências e estabelecimentos comerciais.
em narguilés em Joinville (Foto: Júlio Ettore/RBS TV)
Os envolvidos são empresários proprietários de revistarias e tabacarias. Eles não teriam registro de importação com a Receita Federal, traziam os produtos do Paraguai e nada passava por inspeção sanitária.
Segundo a Polícia Federal, em um edifício comercial no Centro de Joinville, foi encontrado um depósito de dois andares lotado de material contrabandeado.
Participam da operação 36 policiais federais e 18 auditores fiscais e Analistas-Tributários da Receita Federal. Todos os produtos foram levados para o depósito da receita e os que forem constatados como contrabandeados serão incinerados.