Agência Câmara de Notícias - 09 de junho de 2016
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) reúne-se hoje para ouvir o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel. Ele não é investigado e seu depoimento, pedido pelo deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), tem como objetivo subsidiar os trabalhos da comissão.
Os parlamentares querem obter informações e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do Carf, que é o órgão do Ministério da Fazenda encarregado de julgar recursos de empresas autuadas pela Receita Federal.
“Segundo especialistas, institucionalmente, o Carf teria muitas falhas na sua estruturação, principalmente no momento em que foi investigado pela Operação Zelotes, o que implica entender o seu funcionamento, o que já foi investigado e as medidas que foram e estão sendo tomadas para evitar que tais fatos fraudulentos se repitam”, disse Aleluia.
“Assim, torna-se fundamental a presença do senhor Everardo de Almeida Maciel para que possa depor nesta CPI, no sentido de esclarecer estes e outros fatos noticiados relativos a suspeita de pagamentos de propinas para manipular os resultados dos julgamentos realizados pelo Carf”, complementou o deputado.
A audiência será realizada no plenário 10, a partir das 9h30.