Aécio pede e Renan promete prioridade na votação da reforma política

Agência Senado - 03 de agosto de 2016


Na sessão plenária desta terça-feira (2), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) pediu prioridade para a votação da reforma política. No final do primeiro semestre, em reunião com o presidente da Casa, Renan Calheiros, e com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, os senadores Aécio e Ricardo Ferraço (PSDB-ES) protocolaram uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 36/2016 com dispositivos para reforçar a fidelidade partidária de políticos eleitos, estabelecer uma cláusula de barreira para os partidos políticos e extinguir a possibilidade de coligações nas eleições legislativas.


– Pode ser, talvez, o grande avanço, a grande virada de página que nós poderemos dar para resgatar minimamente a relação, a sintonia dos partidos políticos com a sociedade que eles devem representar – disse Aécio.


O senador também lembrou que Renan Calheiros sugeriu a criação de uma comissão mista com um prazo rígido para tratar do tema, considerado por Aécio uma “necessidade emergencial”.


– Ou nós enfrentamos com coragem uma necessária e urgente reforma política no país, ou nós vamos ter todos os nossos demais problemas agravados. Porque sem ela, a discussão de temas extremamente sensíveis ao país, reformas estruturantes no campo previdenciário, trabalhista, dentre outros, será dificultada imensamente - argumentou.


Em resposta, Renan reiterou que a reforma política é a “prioridade das prioridades” para assegurar confiança programática aos partidos, que proíba a coligação proporcional e que estabeleça uma cláusula de barreira.


– Eu hoje novamente conversei com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, sobre a necessidade de nós colocarmos em prática a sua sugestão de encaminhamento dessa discussão que é fundamental para o Brasil – informou.