Após pesquisa, governo promoverá PEC do Teto

O Planalto traçou uma nova estratégia para combater o discurso contrário à PEC do Teto. Na próxima semana, que antecede a votação em segundo turno, decidiu bombardear os sites e as redes sociais do governo com informações positivas sobre a emenda e explicar exaustivamente a "necessidade" da medida. A decisão se baseia em um relatório desanimador contratado pelo governo: 1) 94% dos internautas consideram a PEC do Teto negativa para o País e 2) 99% associam o nome de Temer à palavra golpista quando o assunto é o Teto.
» Estudo de Campo. A pesquisa foi feita pela agência de comunicação Isobar Brasil e analisou 59 mil menções diretas à PEC do Teto no Twitter e Facebook do Palácio do Planalto, no dia 13 de outubro, primeiro dia útil após a votação em primeiro turno.

» Interessadas. A maioria das menções à PEC foi feita por mulheres de 18 a 34 anos, com ensino superior, situadas nas principais capitais e "com ávido interesse por informação".

» Falando sozinha. A presidente da Rede, Marina Silva, defende a reforma da Previdência, mas a bancada do seu partido na Câmara diverge. O deputado Miro Teixeira (RJ) diz que há outros caminhos para resolver o déficit do sistema.

» Irregularidades. O acordo de leniência proposto pela Aceco ao Ministério da Transparência envolve suspeita de propinas milionárias a gestores do governo de São Paulo. A firma, especializada em tecnologia da informação, fornece salascofre para órgãos públicos, inclusive federais.

» Outro lado. As denúncias referem-se ao período em que a companhia era controlada por Jorge Nitzan. O comando da empresa foi vendido em 2014 e os novos controladores propuseram a leniência. Neste mês, contudo, Nitzan retomou a firma. Procurada, a Aceco disse desconhecer os fatos.

» Sempre eu. O pivô do impasse na repatriação se chama Waldir Maranhão (PP-MA). A base aliada não queria correr risco de o presidente em exercício da Câmara acatar qualquer emenda esquisita apresentada em plenário.

» Paz e amor. O presidente do PT, Rui Falcão, tem dito que não vai se opor a mudança na direção da sigla.

» Na própria carne... O senador José Aníbal (PSDBSP) vai propor uma redução no orçamento do Congresso que hoje é de R$ 10,4 bilhões. Seria uma forma de a Câmara e o Senado darem o exemplo em tempos de austeridade fiscal.

» CLICK. Um grupo de 150 haitianos vindos da ilha de Curaçao, no Caribe, desembarcou ontem no Aeroporto de Manaus.

Cerca de 85 mil haitianos vivem hoje no Brasil.

» Vai de mimeógrafo. O Ministério da Agricultura está sem impressora. Todas foram recolhidas pela empresa que as fornecia com o fim do contrato. Para imprimir qualquer documento, só com nova licitação.

» Aliança. João Doria já negocia com o principal nome da oposição. O tucano telefonou para Eduardo Suplicy (PT) e prometeu que as duas cooperativas que trabalham no Parque do Ibirapuera continuarão por lá.

» Tamo junto. Doria sondou o petista sobre promover parcerias entre os vendedores ambulantes e a iniciativa privada.

COM NAIRA TRINDADE E MARIANA DIEGAS. COLABOROU FÁBIO FABRINI

Luciana Genro (PSOL-RS)

Sobre o coordenador da campanha de Sebastião Melo (PMDB) ter sido encontrado morto na sede do partido

"Chocada com a morte do Plínio Zalewski. Incêndio e morte marcam este segundo turno. É preciso investigar o que é crime e o que é tragédia."