Brasil e Argentina defendem aproximação com outros blocos comerciais

Agencia Brasil - 07.02.2017


Na primeira visita oficial ao Brasil, o presidente argentino Maurício Macri defendeu a ampliação de parcerias comerciais, em especial com a Aliança do Pacífico, bloco formado por Chile, Colômbia, México e Peru.


Os representantes de Brasil e Argentina assinaram acordos de cooperação na área diplomática e comercial. Michel Temer defendeu a união do Brasil e Argentina contra a política protecionista que cresce no mundo. Os presidentes também defenderam a parceria com a União Europeia.


A Argentina é o terceiro principal parceiro comercial do Brasil. Juntos, os dois países representam dois terços do PIB da América do Sul. Brasil e Argentina também são responsáveis por 84% das exportações do Mercosul, bloco que também tem Paraguai, Uruguai e Venezuela como parceiros.


Desde 2011, o intercâmbio comercial entre os países vem reduzindo e se agravou no ano passado por causa da recessão econômica. De 2011 para 2016 o valor total desse intercâmbio reduziu cerca de 45%, chegando a 22 bilhões de dólares no ano passado. 40% desse comércio bilateral tem como base o setor de automóveis.