Agência Câmara Notícias - 11/04/2017
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou nesta terça-feira (11) que o inquérito pedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito na investigação da Operação Lava Jato, vai comprovar que são falsas as citações de delatores a ele e que os inquéritos serão arquivados.
“Eu confio na Justiça e vou continuar confiando sempre. O Ministério Público e a Justiça vão fazer o seu trabalho de forma competente, e cabe ao Congresso cumprir seu papel institucional de legislar. Há separação dos poderes”, disse o presidente em entrevista após sessão do Plenário.
O ministro Edson Fachin, do STF, determinou a abertura de 74 inquéritos pedidos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, referentes a autoridades com prerrogativa de foro e outros possíveis envolvidos a partir de informações obtidas em acordo de colaboração premiada de ex-executivos do Grupo Odebrecht. O ministro determinou, ainda, a revogação do sigilo na maioria dos processos, mantendo em segredo de justiça a tramitação de dois inquéritos e 25 petições.
Edson Fachin autorizou abertura de investigação contra nove ministros do governo federal, três governadores, 29 senadores e 42 deputados federais.