Vanessa diz que oposição quer diálogo e não procrastinar reforma trabalhista

Agência Senado - 08/06/2017


A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) negou que a oposição esteja agindo para deliberadamente retardar a tramitação do projeto da Reforma Trabalhista (PLC 38/2017) no Senado. Nesta quinta-feira (8), o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) seria lido na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), mas a minoria alegou atropelo de prazo mínimo exigido pelo Regimento. Depois de muita discussão, houve acordo para que a leitura ficasse para a semana que vem.


Vanessa elogiou o senador Paulo Paim (PT-RS) pelo empenho para que o entendimento fosse fechado. A senadora reforçou que a ideia não é procrastinar a deliberação sobre o projeto, mas ter tempo para dialogar com os defensores. Disse que a proposta não pode passar do jeito atual, pois elimina direitos básicos dos trabalhadores. Também frisou que não deve ser levada em conta a promessa de que o presidente Michel Temer vetará os pontos mais danosos, corrigindo-os por meio do envio de projetos e medidas provisórias ao Congresso.


— Por que delegar ao Executivo aquilo que é dever do Legislativo, por quê? E num momento de crise tão profunda que nós vivemos. Todos, é voz corrente o que todos dizem: não se sabe quem será o presidente de amanhã.