Aeroporto e postos de Brasília correm risco de ficar sem combustível

Agência Brasil, 24 de maio de 2018

A greve dos caminhoneiros já afeta a rotina dos moradores do Distrito Federal. Alimentos estão demorando a chegar. O álcool já está em falta em alguns postos de combustíveis. O Aeroporto de Brasília corre o risco de ficar sem querosene de avião, caso os caminhões permaneçam parados nos bloqueios das rodovias federais do DF.

Ao menos 12 pontos de cinco rodovias que cortam o Distrito Federal foram interditados pelos caminhoneiros, que protestam desde segunda-feira contra o preço do diesel. Nas barreiras promovidas pelos motoristas, eles não deixam passar nenhum veículo com carga. Um motorista de uma camionete chegou a discutir com caminhoneiros que o impediam de passar na divisa de Formosa com o Distrito Federal, na BR 020.

A manifestação no DF é parte do movimento nacional dos caminhoneiros contra o preço dos combustíveis. Após os protestos por todo o Brasil, nessa terça-feira, o governo federal anunciou que poderá retirar o imposto da Cide sob o diesel, se a Câmara Federal aprovar a reoneração da folha dos caminhoneiros.

Mesmo assim, os caminhoneiros dizem que o movimento só vai terminar, se o preço do diesel diminuir ainda mais com a retirada de outros impostos ou com uma mudança na política da Petrobras.