Nesta quinta-feira (18), a Receita Federal comemora seus 36 anos. A cerimônia de comemoração acontece no salão de festa do Clube do Exército, em Brasília, a partir das 18 horas. Participam do evento o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, representantes do Sindicato dos Técnicos da Receita Federal - Sindireceita, entre outras autoridades, e possivelmente o ministro da Fazenda Antônio Palocci.
A medalha será entregue pelo presidente do Sindireceita, Reynaldo Velasco Puggi aos Técnicos: Patrícia Coelho Affonso, do Rio de Janeiro/RJ, Paulo César de Oliveira Abreu, de Morrinhos/GO, Jônatas do Vale Santos, José Vicente Fialho Flores da Costa e André Menke ambos de Brasília/DF.
Técnicos de Belém do Pará lançam livro
A Confraria da Cova dos Poetas, da qual são membros os Técnicos Ney Cohen e João Bosco, lança no próximo dia 26 de novembro seu terceiro livro: ?Vôo Noturno ? depois de todos os vôos...?, coletânea de contos e crônicas. O evento será realizado no Memorial dos Povos, espaço cultural recentemente inaugurado na cidade das mangueiras.
Porto do Rio Grande recebe melhorias
O Porto Novo, em Rio Grande está recebendo investimentos de R$ 23 milhões. Os recursos permitiram a reconstrução de 450 metros de cais, com a construção de uma nova estrutura, sobre o cais antigo, que avança 11,6 metros para dentro do canal. Esta estrutura possibilitará o aprofundamento do calado de 30 para 40 pés e a operação de novos e maiores guindastes, específicos para o manuseio de contêineres e fertilizantes. A intenção da Superintendência do Porto é revitalizar, em etapas, toda extensão do cais do Porto Novo, que possui cerca de 2 quilômetros.
Ontem pela manhã, os secretários estaduais dos Transportes, Alexandre Postal, e do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Luís Roberto Pontes e o deputado estadual, Janir Branco, estiveram em Rio Grande, visitando as obras do Porto Novo. A comitiva foi recepcionada pelo superintendente do Porto do Rio Grande, Vidal Áureo Mendonça, diretores e funcionários.
Ponte disse que a modernização do cais e o aprofundamento do calado é uma mostra de que o Porto do Rio Grande tem obtido grandes resultados e, por isso, há necessidade de aprimoramento, visando dar agilidade e maior capacidade de embarque de cargas nos navios, diminuindo os custos de fretes.
Além da obra de modernização do cais, a rede hidráulica de combate a incêndio também está passando por reforma. Os armazéns também estão sendo reformados. A comitiva também visitou o Pátio Automotivo, onde estão armazenados os 100 ônibus que serão exportados para Arábia Saudita, sendo esse o maior embarque deste tipo de carga que o Porto do Rio Grande realizará.
Ontem, o superintendente do Porto do Rio Grande, Vidal Áureo Mendonça, também recebeu a visita dos empresários portugueses, Joaquim César da Rocha Alves, Elder Varandas e José Morarias e dos presidentes da Câmara de Comércio Portuguesa no Brasil/RS, Joaquim Firmino, e Câmara de Comércio do Rio Grande, Juarez Molinari. O encontro teve como objetivo conhecer o Porto do Rio Grande (estrutura pública e privada), para formalizar uma futura parceria com o Brasil, colocando Portugal como uma das portas de entrada dos produtos brasileiros na Europa.
Pelo terceiro dia consecutivo comerciantes paraguaios fecharam a Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai, segundo informações da imprensa paraguaia e do estado do Paraná. O jornal "O Paraná", traz em sua reportagem, o protesto realizado, ontem por comerciantes e taxistas paraguaios. Segundo informações do jornal, um grupo de manifestantes se concentrou em frente ao Rafain Centro, que até sábado recebe os prefeitos eleitos do Estado para um evento promovido pela Associação dos Municípios do Paraná em parceria com o Sebrae. Na abertura do encontro o governador Roberto Requião disse que o rigor na fiscalização é resultado de uma determinação do governo federal. ?O Estado vai tentar um canal de comunicação com o Planalto na tentativa de evitar novos fechamentos da ponte?, disse.
Já o deputado estadual Dobrandino Gustavo da Silva foi solidário ao movimento. ?Isso aqui é coisa pequena, porque todos sabem que o verdadeiro contrabando que o Brasil tem de combater não passa pela Ponte da Amizade?, afirmou.