Partidos vão criar bloco e devem apoiar Greenhalgh
Partidos se unirão e devem apoiar a candidatura do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh à Presidência da Câmara dos Deputados. Na semana que vem, líderes do PSB, PCdoB, PPS, PDT e PV vão formalizar a criação do bloco que vai reunir 68 deputados.
De acordo com a regra da proporcionalidade, os partidos ou blocos com o maior número de deputados têm prioridade na hora de escolher os 11 cargos da mesa diretora. A intenção dos cinco partidos é requisitar a inclusão do futuro bloco entre as bancadas com direito a participar do processo de divisão ou eleição para os cargos da Mesa Diretora.
O novo bloco será a terceira bancada da Câmara depois do PT, com 90 deputados, e do PMDB, com 77 deputados.
Oposição quer derrubar MP 232 no Senado
O senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) informou ontem que a oposição pretende derrubar a medida provisória 232, que elevou a base de cálculo do Imposto de Renda e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) de 32% para 40% paras as empresas prestadoras de serviços que optem pela tributação do lucro presumido. O senador afirmou também que o PFL vai apresentar emendas moditicativas e supressivas à MP.
Para isso, Bornhausen disse que o PFL terá o apoio de outros partidos oposionistas, empresários e até parlamentares da base aliada.
Selic tem aumento de 0,5 ponto percentual
O Copom (Conselho de Política Monetária do Banco Central) decidiu elevar em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic).O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmou que a decisão tem como base controlar o retorno da inflação. Para ele, o risco de inflação pode prejudicar um processo de crescimento equilibrado, consistente e de longo prazo. Palocci disse ainda que a queda dos juros só vai ocorrer quando o ambiente inflacionário estiver propício e que uma equipe do governo está trabalhando para que os juros voltem a cair o mais rápido possível.