A categoria aprovou em AGNU, por 55,92% dos votos, deflagrar a greve dos Técnicos da Receita Federal por tempo Indeterminado, a partir do dia 1º de abril.
A DEN parabeniza a disposição de luta dos colegas que atenderam à convocação e participaram ativamente das Assembléias, que desta vez contou com a presença de 2.423 Técnicos ativos, atingindo 39,98% do quorum.
Esta será a primeira grande greve da categoria desde 1998, caso não seja apresentada até a próxima quarta-feira, dia 31, uma proposta que atenda às reivindicações dos Técnicos por Justiça Salarial e investimentos emergenciais na SRF.
O último prazo concedido está se esgotando, faltam apenas 5 (cinco) dias!
Portanto, colegas, estejam preparados porque chegou a hora de a categoria mostrar a sua força e determinação. As experiências das grandes greves anteriores, como as realizadas em 1988 e 1993, nos autorizam a afirmar que este é mais um momento crítico que a categoria enfrentará, em sua jornada pelo justo reconhecimento. Ou chegamos ao estágio de consolidação pretendido, por consciência e reconhecimento do governo Lula, ou seremos obrigados a utilizar o último recurso para convencimento: a greve. Devemos nos preparar para enfrentar as represálias que certamente virão, como o esperado corte de ponto, com toda a coragem e determinação daqueles que estão lutando por justiça.
A Diretoria de Assuntos Jurídicos já está providenciando as medidas judiciais cabíveis para garantir a participação maciça dos Técnicos em estágio probatório e, também, para evitar a anotação das faltas nos assentamentos funcionais.
A DEN está preparando a convocação dos representantes de cada Região Fiscal, que atuarão no suporte, para a organização do movimento. Na próxima semana, serão disponibilizadas todas as instruções para a realização da maior greve da história da Receita Federal, como releases, manifestos, cartilhas para esclarecimento público, bandeiras, faixas e demais peças que irão compor o movimento.
Fizemos nossa parte. Agora cabe ao governo fazer a sua. Chegou a hora, vamos à luta!
Confira aqui o resultado final da AGNU
Teve continuidade na tarde desta quinta-feira (25) a reunião entre o Sindireceita e o Unafisco Sindical, para traçar uma estratégia para dar ao movimento grevista força e coesão, tendo em vista a impossibilidade de construir uma bandeira e uma pauta de reivindicações conjunta. As diretorias concluiram pela possibilidade de mobilização independente, mas concomitante, baseado em protocolo de intenções, que alinhe os pensamentos convergentes das categorias. Na oportunidade foi firmado um Protocolo de Intenções, que entre outros pontos, estabelece que as categorias assumem o compromisso conjunto de zelar pelos seguintes princípios:
I- Manutenção da paridade para aposentados e pensionistas
II- Não autarquização, agencificação ou terceirização da SRF
III- Não haver luta por atribuições durante o movimento reivindicatório simultâneo.
O protocolo de intenções é fato relevante para a greve na Receita Federal, na medida em que as linhas dos movimentos reivindicatórios de cada categoria estão claras, permitindo um debate franco e evitando a futura criação de conflitos. Para os Técnicos, agora é hora de lutar por Justiça Salarial. Essa é a nossa luta. Vamos buscar a justa retribuição pelos nossos esforços!
Confira aqui o inteiro teor do documento que somente terá validade após a aprovação em Assembléia de ambas as categorias.