O Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro, criado por servidores e representantes das entidades integrantes das Carreiras do Ciclo de Gestão e do Fisco Federal, realizou na manhã desta quarta-feira (24/05), em Brasília, o ato público ?Dia Nacional de Valorização das Carreiras de Estado? em frente ao Ministério do Planejamento, Gestão e Orçamento. O ato que contou com a presença de cerca de 400 servidores teve como objetivo discutir a valorização do servidor público de carreira para o Estado e para a população brasileira.
Durante a manifestação, o presidente do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, agradeceu a presença dos servidores da categoria e da delegada sindical de Brasília, Maria Liège Leite, Antenor afirmou ainda que o Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro está apenas começando. ?Este Movimento não termina em julho e nem em outubro. No ano que vem vamos ter que enfrentar uma nova reforma da previdência e precisamos estar unidos?, disse. Paulo Antenor defendeu também a importância do cidadão reconhecer o papel do servidor público de carreira de Estado. ?Se é ruim para a gente, pior ainda é para a população que precisa do servidor público. Valorizar o servidor público é valorizar o cidadão, o serviço público?, defendeu.
"" align="alignnone" width="400" caption=""]O presidente do PCdoB-DF, Apolinário Rebelo participou da manifestação e manifestou apoio ao Movimento. ?Esta luta de vocês é uma luta de todos os brasileiros. Temos que recuperar o papel do Estado brasileiro como realizador de obras, de empregos?, afirmou Rebelo.
"" align="alignnone" width="400" caption=""]O Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro, foi lançado na Câmara dos Deputados dia 17 de maio. Um novo ato deverá ser realizado no Senado Federal nas próximas semanas.
Nesta quinta-feira (25), as entidades das Carreiras do Ciclo de Gestão e Fisco Federal se reúnem para discutir a manifestação que ocorrerá na próxima semana, dia 31.
"" align="alignnone" width="400" caption=""]Quatorze entidades participaram do ?Dia Nacional de Valorização das Carreiras de Estado?: Unacon (União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle) AACE (Associação dos Analistas de Comércio Exterior) Afipea (Associação dos Servidores do Ipea) Anesp (Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental) Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social) Assecor (Associação Nacional dos Servidores da Carreira Orçamento) Assup (Associação dos Servidores da Susep - Superintendência de Seguros Privados) Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social) Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) Sinal (Sindicato Nacional dos Servidores do Banco Central) SindCVM (Sindicato Nacional dos Servidores da CVM), Sindireceita (Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal) Unafisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal) e a Anpla (Associação Nacional dos Técnicos do Planejamento), que se juntou às outras entidades recentemente.
O presidente do Sindireceita Paulo Antenor de Oliveira concedeu, nesta quarta-feira (24), entrevistas ao Correio Braziliense, ao jornal local do SBT Cidade Viva e à Agência Brasil sobre o ato público ?Dia Nacional de Valorização das Carreiras de Estado?, realizado ontem em frente ao Ministério do Planejamento, em Brasília. Segundo Antenor, o servidor precisa ser valorizado, já que ?a própria estruturação das carreiras atrapalha o atendimento ao cidadão. É por isso que nós queremos abrir uma discussão com o Estado para melhorar a educação, a saúde da população?, afirmou.
O Dia Nacional de Valorização das Carreiras de Estado é uma iniciativa do Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro, criado pelos representantes das carreiras do Ciclo de Gestão e do Fisco Federal, e tem como objetivo debater alguns problemas enfrentados hoje pelo Estado como terceirização do serviço público, falta de um plano de carreira para funcionários do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, dentre outros pontos.
Deputado Júlio Lopes participa de reunião com representantes da DEN
"" align="alignnone" width="400" caption=""]Os representantes do Sindireceita se reuniram, nesta quarta-feira (24), com o Deputado Federal Júlio Lopes (PP/RJ) em mais um encontro para tratar dos interesses da categoria. Por mais de duas horas, o deputado conversou com integrantes da Direção Executiva Nacional e fez uma avaliação da atual conjuntura política do País. Participaram do encontro o presidente da DEN, Paulo Antenor de Oliveira e os diretores Hélio Bernades, Rodrigo Thompson, Sílvia Felismino.
Sindireceita participa da Feira de Combate à Pirataria
"" align="alignnone" width="400" caption=""]O trabalho de combate à pirataria e ao contrabando realizado por Técnicos da Receita Federal de todo País foi apresentado na última terça-feira no Rio de Janeiro, durante a Feira de Combate à Pirataria, realizada na sede da FIRJAN, em comemoração à Semana da Indústria. Representando o Sindireceita, o Diretor Adjunto de Assuntos Jurídicos, Roberto Carlos, também participou da apresentação da campanha desenvolvida pelo Sindireceita em parceira com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria, ligado ao Ministério da Justiça, "Pirata: tô fora. Só uso original".
"" align="alignnone" width="400" caption=""]Durante a Feira, o presidente da FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, divulgou uma pesquisa sobre o hábito de consumo de produtos piratas pelos jovens. Foram 433 entrevistas com alunos do SENAI em todo o Estado do Rio de Janeiro. Nada menos que 93,8% deles compram produtos falsificados, e o fazem conscientes de que se trata de mercadoria ilegal.
A conclusão da pesquisa é de que o jovem tem consciência apenas parcial das conseqüências e faz pouca relação entre o consumo ilegal e o crime organizado, a restrição do mercado de trabalho, a queda de arrecadação de impostos e da qualidade dos serviços públicos. O levantamento também mostrou que há espaço para uma campanha educativa, que a FIRJAN inicia nas scolas do SESI/SENAI no dia 25 de maio, com vídeos e cartilhas.
Os produtos pirateados mais comprados pelos jovens são CDs (82%) e DVDs (60%), seguidos por canetas, isqueiros e aparelhos de barbear (38%), relógios, produtos eletrônicos e programas de computador (31%). O principal motivo alegado para a compra de produtos piratas, para 85,5%, foi o preço alto do original. Já 45,9% disseram que as novidades em CD e DVD chegam mais rápido pelas mãos dos piratas.
A preocupação com a pirataria de remédios também é grande, já que 60,3% disseram ter medo de problemas de saúde que viriam desses produtos. Esse descompasso entre o hábito de compras e a conscientização sobre os problemas é que deve ser atingido nas campanhas institucionais, na visão do presidente da FIRJAN. "Os jovens têm consciência pessoal com relação aos piratas, mas não reconhecem que a atividade ilegal prejudica os empregos, a arrecadação de impostos e a própria prestação de serviços públicos que vem daí".
Quando a pergunta sobre o enfraquecimento das indústrias foi apresentada, 15,5% não concordaram, 46% concordaram em parte e 38,60%, completamente. Quando a questão foi sobre o prejuízo da inserção no mercado de trabalho, 22,5% não concordaram, 50% concordaram em parte e 27,5% completamente. O quadro é ainda pior quando à percepção sobre a diminuição dos investimentos em saúde e educação: 41,8% não concordaram, 35,8% somente parcialmente e 22,4% não concordaram.
Outra preocupação é a composição social da amostra. A maioria dos jovens entrevistados têm o Ensino Médio completo (31,4%) ou incompleto (55,4%), numa proporção bem maior que ao resto da população brasileira. Da mesma forma, 23% pertencem à classe C, 54% à classe B e 22% à classe A, o que demonstra que muitos não precisam comprar os produtos piratas por causa de baixo poder aquisitivo.
Como forma de conscientização, o Sistema FIRJAN inicia uma campanha no dia 25 de maio (quinta-feira) com a distribuição de uma cartilha nas escolas do SESI/SENAI, a exibição de um vídeo e anúncios na mídia. Segundo a pesquisa, 17,6% dos jovens se mostraram receptivos a uma campanha informativa, e 31,6% disseram não saber. Mas 62,6% responderam que alertariam famílias e amigos caso recebessem essas informações. (com informações da assessoria da Firjan)
Superintendente da 5ªRF recebe em audiência representantes do Sindireceita
Nesta terça-feira, dia 23, o Superintendente Adalto Lacerda da Silva recebeu em audiência o Sindireceita, representado pelo Delegado Sindical da DS de Salvador/Ba, Agnelo Emanuel dos Santos, pelo vice-Delegado, Leandro Tripodi e comitiva.
Na ocasião, a Diretoria do Sindireceita entregou ao Superintendente documento no qual solicita apoio da administração regional para assuntos de interesse da categoria TRF, quais sejam gestão de pessoas, salários e atividades funcionais para a carreira ARF. Além disso, a Diretoria apresentou cópia do "Manifesto em Defesa do Estado Brasileiro" elaborado pelo Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro e subscrito pela Entidade Sindical e fez a entrega do exemplar da Revista Tributus, da edição de janeiro/abril 2006, editada pela Entidade.
O Superintendente, que foi acompanhado por representantes da Disit, Dipol, e Assistente, ouviu os representantes do Sindicato sobre os temas referidos e, em seguida, teceu considerações quanto à postura adotada pela Administração da RF05, baseada em medidas adequadas às diversas carreiras que integram a SRRF05, alinhada com a orientação do órgão central e a observância de critérios técnicos na condução dos trabalhos, com lastro nos parâmetros legais vigentes.
Ao final da reunião, colocou-se à disposição do Sindireceita para os entendimentos necessários à boa convivência no ambiente da Receita Federal.
DS Rio recepciona hoje os novos TRF
O Delegado Sindical no Rio de Janeiro/RJ convida todos os filiados para comparecerem nesta quinta-feira (25), às 18 horas, no Auditório do Ministério da Fazenda, situado à Av. Presidente Antônio Carlos, 375 - 13º andar, Castelo - Rio de Janeiro/RJ, para o seguinte evento: palestra aos Técnicos do Curso de Formação da ESAF, seguido de coquetel aos participantes. A recepção aos novos Técnicos da Receita Federal, no Rio de Janeiro, contará com as presenças do vice-presidente do Sindireceita, Jether Abrantes de Lacerda e do diretor adjunto de Assuntos Jurídicos, Roberto Carlos dos Santos.
DS Fortaleza promove evento
para os TRF
Será uma feijoada (grátis) no dia 4 de junho (domingo), na colônia de férias da Assefaz - Porto das Dunas, para os novos TRF do curso de formação em Fortaleza/CE e demais TRF ativos e aposentados. Haverá chalés reservados como unidade de apóio (para banho, descanso, guardar objetos pessoais e etc) aos participantes.
Assuntos relativos à filiação, remuneração, planos de cargos e carreira, atribuições, plano de saúde da Assefaz e outros, serão abordados no dia da feijoada pelo Gerente da Assefaz/CE, pelos delegados sindicais do Nordeste e por representantes da DEN.
Solicitamos aos TRF ativos e aposentados que confirmem a participação no evento até amanhã, sexta-feira (26), nos telefones: (085) 3268 -1838, com a Srta. Jamyla. Para tanto deverá informar nome completo e quantidade de acompanhantes, limitado a 3 (três), no máximo.
Sindireceita promove recepção aos novos TRF em Curitiba
"" align="alignnone" width="400" caption=""]