Durante a abertura do Congresso, Paulo Antenor defendeu, mais uma vez, a aprovação do Projeto de Lei que cria a Receita Federal do Brasil. A tramitação do PLC 020, que cria a Super-Receita também está entre os assuntos que serão analisados pelos participantes. Paulo Antenor destacou que, embora haja diferenças pontuais, no mérito a proposta poderá desburocratizar e fortalecer a Administração Tributária.
Em seu discurso, Paulo Antenor ressaltou a importância do trabalho dos Técnicos e destacou que atuação desses servidores não está restrita as questões tributárias. ?Nossa responsabilidade com a sociedade é muito grande em todas as atividades que desempenhamos, desde a garantia da manutenção da arrecadação federal em patamares dos quais o Brasil necessita, passando pela defesa da economia formal, até a garantia da saúde da própria população quando impedimos o comércio ou retiramos do mercado mercadorias que podem causar a morte de inocentes?, disse. Ainda durante a abertura o delegado sindical de Vitória Evaldo Rui Pereira Costa, agradeceu a presença de todos no evento e destacou que a realização do Congresso em Aracruz foi uma conquista para os Técnicos do Espírito Santo. Ele ainda fez um agradecimento especial ao colega Bruno Zampieri, pela dedicação na organização do evento.
Ao falar como representante das demais entidades sindicais, o presidente do Instituto Mosap, Edson Guilherme Haubert ressaltou a colaboração do Sindireceita, a disposição e o empenho da categoria na defesa dos interesses dos aposentados e pensionistas.
O Inspetor da Alfândega do Porto de Vitória, João Luiz Fregonazzi, que representou o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, falou sobre a importância dos temas que serão tratados no Congresso e disse que a discussão sobre a eliminação de gargalos para o desenvolvimento do País passa obrigatoriamente pelo trabalho da Receita Federal. ?Por isso vejo como muito oportuna a realização desse Congresso. Desses trabalhos poderão sair propostas que podem ajudar na solução de muitos desses gargalos. Não há como pensar no desenvolvimento do Brasil sem avaliar a situação dos nossos portos e o trabalho nas aduanas?, disse.
O gerente Tributário da Secretaria do Estado da Fazenda, Bruno Peçanha Negres, que representou o governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, também destacou a programação do encontro. Segundo ele, a Reforma Tributária e as melhorias na Administração Tributária são temas que estão na ordem do dia e que precisam ser debatidos com toda a sociedade. ?Acredito que esses debates poderão servir de subsídios para essas discussões que são essenciais para o País?, disse.
O trabalho realizado pelos representantes do Sindireceita no Congresso Nacional foi destacado pelos deputados que participaram, no sábado (25) , da abertura do X Congresso Brasileiro dos Técnicos da Receita Federal, em Aracruz/ES. Além da defesa dos interesses da categoria e da forma democrática de atuação, os parlamentares ressaltaram, principalmente, a disposição dos Técnicos em tratar de temas que interessem a todo o País.
"" align="alignnone" width="400" caption=""]O deputado federal Tarcísio Zimmermann (PT/RS), que no evento representou o presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP), destacou a atuação dos Técnicos no Congresso Nacional e afirmou que hoje nenhuma entidade sindical possuiu um trabalho parlamentar semelhante ao realizado pelo Sindireceita. Segundo ele, a atuação dos representantes do Sindireceita é pautada pela defesa dos interesses da categoria, mas também pela defesa dos interesses da sociedade. ?Nenhum outro sindicado conseguiu construir um trabalho com tanta qualidade quanto ao desempenhado pelo Sindireceita?, acrescentou Zimmermann. O deputado ressaltou ainda que os Técnicos da Receita Federal poderão desempenhar um papel ainda mais relevante durante o segundo mandado do governo Lula. ?Precisamos muito da atuação do Sindireceita nesse segundo mandato. Temos assuntos importantes que precisam avançar, como as reformas estruturais. Essas discussões vão exigir a participação de entidades como o Sindireceita, que estão interessadas na construção de um País mais justo?, disse. Ele, mais uma vez, se colocou à disposição para tratar de temas de interesse da categoria.
O deputado federal eleito pelo Acre Fernando Melo da Costa (PT), também se colocou à disposição para lutar em favor dos pleitos dos Técnicos e destacou a luta da categoria por projetos e propostas que são de interesse do País. ?Esse trabalho é que faz a grandeza do Sindireceita, um sindicato que não se preocupa apenas com interesses próprios, mas que se entrega na luta pela melhoria da qualidade de vida de todos. Por isso podem contar com meu mandato?, garantiu.
O deputado estadual de Santa Catarina Francisco de Assis Nunes (PT), que também participou da abertura do X Congresso, acredita que ao final dos trabalhos novas idéias irão surgir e que, se colocadas em prática, poderão beneficiar a todos os brasileiros.
O deputado estadual pelo Acre Luiz Gonzaga Alves Filho (PSDB), reeleito para mais um mandato, também fez questão de destacar a atuação do Sindireceita. Segundo ele, o Sindicato tem conseguido, apesar das dificuldades, avançar em pontos importantes para os Técnicos, mantendo sempre a harmonia e o diálogo com a categoria e com representantes dos poderes Executivo e Legislativo. ?Sem dúvida esse é um sindicato moderno que planeja e executa suas atividades, e com isso gera oportunidades não apenas para a categoria, mas para toda a sociedade. É o que eu acredito que vai ocorrer com mais um Congresso dos Técnicos. Com certeza boas idéias vão surgir dessas discussões?, disse.
O presidente da Assembléia Legislativa do Acre, deputado estadual Sérgio de Oliveira Cunha (PMN), eleito deputado federal para a próxima legislatura, também compareceu à abertura do evento no Espírito Santo. Segundo ele, a entidade tem conseguido conduzir a categoria a muitas vitórias e ainda colocar em discussão importantes propostas para a sociedade.
Ainda na abertura do Congresso, o deputado Carlos Mota (PL/MG) ressaltou a atuação do Sindireceita. Ele lembrou o trabalho recente dos Técnicos da Receita Federal, que contribuiu para aprovação de mudanças implantadas nos portos secos de todo o País. ?Mais uma vez, a atuação do Sindireceita não se restringiu apenas aos interesses da categoria. Essa proposta moderniza os portos secos, o que beneficia o País diretamente?, elogiou.