Por um 2012 de mais conquistas

Por um 2012 de mais conquistas

A rotina de um sindicato, especialmente como nosso, é marcada pelo embate e pelo constante esforço de convencimento de parlamentares, de autoridades e da sociedade. Este ano não foi diferente. Nossas lutas foram travadas desde o primeiro dia de 2011. Todos esses momentos serviram para reafirmar nossas posições e nos fortalecer como cidadãos e servidores públicos.


2011 também foi um ano difícil e se não foi possível avançar em pontos essenciais como a questão salarial, foram inegáveis as conquistas obtidas no campo da valorização do Analista-Tributário. Consolidamos nossa imagem diante dos poderes e da sociedade como agentes essenciais no controle de fronteira. Demos uma contribuição primordial ao chamarmos a atenção do País para a necessidade de uma política nacional de controle aduaneiro.


Com o livro “Fronteiras Abertas – Um retrato do abandono da aduana brasileira” inserimos esse debate na pauta do Congresso Nacional, apoiamos a produção de reportagens nos principais veículos de comunicação brasileiros, que reforçaram a relação existente entre a criminalidade nas cidades e a fragilidade das fronteiras. Nosso trabalho com a campanha “Pirata: tô fora! Só uso original” foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça (CNCP/MJ) como a Melhor Ação Educativa contra à pirataria desenvolvida no País. Lançamos de forma marcante o debate nacional sobre a necessidade do controle social sobre a gestão tributária ao apoiarmos a realização do Ciclo de Debates na Câmara dos Deputados, promovido em parceira com a Comissão de Finanças e Tributação da Casa.


Todas essas ações tiveram como foco ressaltar o trabalho dos Analistas-Tributários e mostrar a todos que nossa atuação é essencial ao estado brasileiro. Mais do que isso, reforçamos nossos compromissos com o País ao extrapolarmos, como nossas ações, os muros da Receita Federal do Brasil.


A retrospectiva, obrigatória sempre que chegamos ao fim de ano, não poderia deixar de tratar dos ataques sofridos por nossa categoria. A ADI 4616 foi um golpe sentido por todos. Suas repercussões legais são conhecidas, assim como as medidas adotadas pelo Sindireceita para dar a devida resposta legal a este ato. Ataques desta natureza também fazem parte da rotina de uma entidade sindical como a nossa. Existem muitas formas de se encarrar este processo. Certamente, a melhor resposta foi dada por cada Analista-Tributário em sua unidade, que se indignou e manteve o profissionalismo, apesar das constantes provocações. Temos a convicção de que ao final desta ação judicial comprovaremos a constitucionalidade da evolução do nosso cargo, assim como reafirmaremos nossa relevância para o serviço público e para a sociedade.


A luta e os debates fazem parte da rotina de um sindicato, mas conquistas funcionais e reconhecimento público são méritos alcançados por poucos. Nós do Sindireceita temos a convicção de que cada vitória nossa esta ligada aos avanços do País e, principalmente, ao processo de evolução de nossa sociedade.


Encerramos mais um ano e reforçamos nossa disposição de seguir lutando pelo reconhecimento e valorização de todos os Analistas-Tributários e pelo fortalecimento da Receita Federal.


A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita deseja a todos os Analistas-Tributário um Natal de muita paz e harmonia e que 2012 traga os avanços e vitórias desejados por todos.


Bom Natal e Feliz Ano Novo!