Analistas-Tributários da Receita Federal participaram, nos dias 16 e 17 de maio, de duas apreensões de maconha em fiscalização no âmbito da Operação Fronteira Blindada – Ação Escudo, na praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu/PR. A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A primeira apreensão ocorreu na noite de sábado, dia 16, por volta das 22h30, por ocasião da abordagem de um veículo VW/Santana, com placas de Ampére/PR. O porta-malas foi aberto e no total foram encontrados 40 quilos de maconha. O motorista de 37 anos, que estava armado, foi preso em flagrante delito e encaminhado juntamente com a droga para a Delegacia da Polícia Civil em São Miguel do Iguaçu. Na ocasião, foi constatado que o meliante estava foragido por ter sequestrado e matado um deficiente no Rio Grande do Sul.
A segunda apreensão ocorreu na manhã de domingo (17), por volta das 7h30, por ocasião da abordagem de um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu/PR – Curitiba/PR. Mais 4,5 quilos de maconha foram apreendidos em posse de um menor de 16 anos. O destino da droga seria a cidade de Laranjeiras do Sul/PR. O menor e a droga foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu.