Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da apreensão de 935 quilos de cocaína no Porto de Santos, nesta terça-feira, 21/11. A droga seria enviada para o exterior. A cocaína estava oculta no meio de proteína de soja concentrada estufada em dois contêineres (acondicionadas em “liner bag dry” para contêiner), em um carregamento de dez contêineres, cujo destino final seria o porto de Bilbao, na Espanha, com baldeação em Algeciras, também naquele país.
As fotos demonstram a dificuldade dos procedimentos, onde o sucesso só foi possível graças ao gerenciamento e análise de risco da operação envolvida, utilização de imagens de escâneres e participação da equipe de cão de faro da Alfândega do Porto de Santos.
Na primeira verificação foram encontrados 833 quilos de cocaína e, após um segundo escaneamento dos contêineres, mais 102 quilos, totalizando 935 quilos da droga. Atendendo as atribuições e prerrogativas legais de cada órgão, a droga apreendida foi entregue à guarda da Delegacia de Polícia Federal de Santos, que prosseguirá com as investigações.
Com esta apreensão, a vigésima quarta do ano, a Receita Federal superou o montante apreendido durante todo o ano de 2016.
2016 – 10.622,40 kg (em 22 operações)
2017 – 11.539,69 kg (até a 24ª operação)