Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram, no último sábado, dia 15, da apreensão de sete ônibus carregados com mercadorias diversas, durante ação realizada na BR-277 pela Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da RFB de Foz do Iguaçu/PR, policiais do BPFron e da Polícia Federal. A ação dá continuidade ao combate à prática de formação de comboios na região de Foz do Iguaçu.
Na ocasião, foram selecionados 20 ônibus com características suspeitas, sendo sete deles lacrados para posterior verificação. Os ônibus foram selecionados pelos servidores por estarem carregados com mercadorias que evidenciavam destinação comercial, em sua maioria eletrônicos e brinquedos. Estima-se que o valor das mercadorias irá ultrapassar R$1,3 milhão. Por meio de informações colhidas com alguns dos motoristas e passageiros, contatou-se que os veículos seguiriam para vários destinos no País.
Em virtude da exemplar integração entre os órgãos, a ação ocorreu sem nenhum incidente e mostrou-se eficiente no combate ao contrabando e descaminho. Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016. A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036. (Com informações da Assessoria de Comunicação de Foz do Iguaçu/PR)