Analistas-Tributários participam nesta sexta-feira, dia 25, de ação conjunta entre servidores da Receita Federal de Foz do Iguaçu, policiais do BPFron e da Força Nacional que resultou na apreensão de cinco veículos paraguaios com mercadorias em fundo falso na Ponte Internacional da Amizade.
Os veículos foram abordados na pista de entrada no Brasil. Durante a vistoria, os servidores encontraram diversos equipamentos eletrônicos, entre eles, celulares, receptores de sinal de satélite, fibra ótica, roteadores e HDs ocultos em fundo falso nas laterais, motor e painel dos veículos.
Estima-se que o valor das mercadorias ultrapasse R$ 150 mil. Os veículos foram retidos e o passageiros liberados, porém serão enviadas ao Ministério Público representações fiscais para fins penais para apuração dos ilícitos.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu/PR)