Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram em retenção de produtos químicos na noite desta quinta-feira, dia 27, na Ponte Internacional da Amizade. A ação, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, foi realizada em parceria com a Força Nacional e policiais do Batalhão de Polícia da Fronteira (BPFron).
Os servidores deram ordem de parada a um táxi paraguaio, ocupado pelo motorista e um passageiro, ambos paraguaios, que apresentavam comportamento suspeito. Durante a vistoria, foram encontrados cerca de 30 kg de pó branco, produtos químicos, acetona e álcool no interior do veículo.
Os passageiros foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR para prestar esclarecimentos e depois foram liberados. Os produtos, após testes, foram apreendidos para destruição.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu/PR)