Analistas-Tributários da Receita Federal participaram nesta terça-feira, dia 26, da apreensão de aproximadamente 5,8 kg de cocaína no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/PR. A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal.
A fiscalização ocorreu no pátio de manobras do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Após verificação de mercadorias enviadas como carga pelas companhias aéreas, os servidores da Receita Federal e Polícia Federal perceberam uma movimentação atípica de duas mochilas sendo despachadas, ambas embaladas em plásticos de proteção, para o porão da aeronave. Em geral, mochilas são levadas como bagagem de mão, o que chamou a atenção dos servidores, que retiveram tais mochilas para inspeção no Raio-X. A leitura das imagens não denunciou o conteúdo.
Ao localizar o passageiro responsável pelas bagagens, o mesmo assumiu que estava levando cocaína e receberia 7 mil euros para transportar a droga. As mochilas foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Federal junto com o passageiro. Na lavratura do flagrante abriram as mochilas, que continham aproximadamente 5,8 kg de cocaína. O viajante é paraguaio e viajaria para Barcelona.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu/PR)