Analistas-Tributários participaram de operação de vigilância e repressão aduaneira no estado do Amapá que resultou na retenção de veículos e mercadorias estrangeiras irregulares no valor aproximado de R$ 130 mil. As apreensões foram realizadas entre 25 e 29 de março em transportadoras, portos, aeroporto internacional, estabelecimentos comerciais e em estradas federais.
Também foram realizadas ações de combate às saídas irregulares de mercadorias, veículos e máquinas, adquiridos com benefícios fiscais para consumo na Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS). Tais bens, em muitas situações, são adquiridos para consumo na referida área com os benefícios de IPI e/ou PIS/COFINS.
Foram abordados veículos adquiridos com os benefícios tributários da ALCMS e circulando fora da referida área, sendo, desta forma, lavrados os termos apropriados para posterior cobrança dos tributos e multa de ofício. Estima-se em R$ 150 mil o valor total dos autos de infração que serão posteriormente lavrados.