Na quinta-feira, dia 11, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, Analistas-Tributários da Receita Federal participaram de ação conjunta entre a Receita Federal e a Força Nacional que resultou na apreensão de um veículo paraguaio carregado com maconha e de um pedestre que também transportava a mesma substância, ambos na Ponte Internacional da Amizade.
Por volta das 14h, durante fiscalizações de rotina, os servidores abordaram um veículo com placas paraguaias conduzido por um cidadão cubano. Após uma averiguação minuciosa, foi descoberto um fundo falso no porta-malas com cerca de 180 kg da droga. Já por volta das 21h30, a equipe abordou um pedestre, porém o mesmo tentou fugir. Ele foi alcançado na Vila Portes. De nacionalidade brasileira, o fugitivo carregava 8 kg de maconha em uma mochila.
Os entorpecentes foram apreendidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR. O motorista do veículo e o pedestre também foram conduzidos à PF para os procedimentos legais cabíveis.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)