Nesta semana de 08 a 12 de julho, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil apreenderam 2,5 toneladas de cocaína nos Portos de Paranaguá, no litoral do Paraná e Santos, litoral de São Paulo.
Nesta quinta-feira (11), Analistas-Tributários da Receita Federal, juntamente com equipes da Polícia Federal, atuaram na apreensão de uma tonelada e meia de cocaína que estava escondida no meio de uma carga de fígado de frango que seria exportada para a Europa pelo Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O carregamento foi interceptado no cais antes de ser embarcado em um navio. Ninguém foi preso.
Também no dia 11, Analistas-Tributários e equipes da Polícia Federal atuaram na apreensão de 662 kg de cocaína que estavam escondidos dentro de um contêiner no Porto de Paranaguá, no Paraná. Na sexta-feira (05), foram apreendidos 300 kg de cocaína que caíram de dentro de um contêiner também no Porto de Paranaguá. As bolsas com a droga caíram no pátio enquanto a carga era movimentada dentro do terminal do porto para ser embarcada em um navio que seguiria para o Panamá. A suspeita da Receita é que alguém tentou esconder a droga dentro do contêiner, mas notou a presença de fiscais e abandonou as sacolas em cima do contêiner antes de fugir.
Esta é a 13ª apreensão de droga no porto em 2019. Desde janeiro, foram apreendidas 7,5 toneladas de cocaína no Porto de Paranaguá. Ao longo de todo o ano de 2018, 4,8 toneladas foram apreendidas no terminal.