Analistas-Tributários atuam na deslacração de ônibus com eletrônicos em Foz do Iguaçu/PR

Analistas-Tributários atuam na deslacração de ônibus com eletrônicos em Foz do Iguaçu/PR

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na manhã desta terça-feira, dia 1º, na deslacração de um ônibus retido no início do mês de setembro em Foz do Iguaçu/PR. Grande parte das mercadorias eram eletrônicos.

Após uma minuciosa averiguação, os itens foram descobertos no fundo do corredor, em um compartimento existente no assoalho. O ônibus havia sido apreendido por conter grande quantidade de mercadorias estrangeiras sem comprovação de regular importação. Além disso, os servidores suspeitaram de haver discrepância entre a lista de passageiros autorizados junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e os viajantes que de fato estavam presentes no veículo no dia da retenção.



A proprietária do veículo acompanhou a deslacração. Foi liberada, porém será enviada representação fiscal para fins penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos. Ao ônibus e às mercadorias será aplicada pena de perdimento. Estima-se que as mercadorias somem R$ 200 mil.

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)