Analistas-Tributários da RFB atuam na retenção de veículos com mercadorias descaminhadas no Paraná

Analistas-Tributários da RFB atuam na retenção de veículos com mercadorias descaminhadas no Paraná

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de dois veículos carregados com mercadorias descaminhadas nesta quarta-feira, dia 16, no posto fiscal Bom Jesus, em Medianeira/PR. A fiscalização foi realizada em conjunto com o Exército Brasileiro e a Polícia Federal.

A primeira ação ocorreu por volta das 10h, quando servidores abordaram um veículo, ocupado por dois homens, que seguia para Salto do Lontra/PR. Durante a fiscalização de rotina, a equipe encontrou 12 pneus no veículo. O valor estimado dos itens é de R$ 2,4 mil.

Por volta de 12h, outro veículo abordado foi flagrado transportando grande quantidade de brinquedos descaminhados. O automóvel, ocupado por um casal, seguiria para Londrina/PR. Estima-se que as mercadorias atinjam o valor de R$ 4 mil.

Os pneus, os brinquedos e veículos foram retidos e levados para a Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu/PR. Os condutores e passageiros foram liberados, porém serão enviadas representações fiscais para fins penais ao Ministério Público com o intuito de apurar os ilícitos.



A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

As ações fazem parte da Operação Hórus - programa VIGIA - que conta com apoio da SEOPI-MJSP, da qual fazem parte Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar (BPFRON/COBRA) BOPE/MS, Polícia Civil/PR (COPE e TIGRE), Força Nacional/SP e Exército do Brasil.

A iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)