Analistas-Tributários atuaram no último sábado, dia 26, durante ação conjunta entre a Receita Federal e a Polícia Federal, na apreensão de 3,1 kg de cocaína no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/PR.
A droga estava atada ao corpo de um passageiro, escondida pela calça que ele estava usando. O passageiro, um homem de nacionalidade paraguaia, foi abordado por um agente da Polícia Federal para inspeção física de rotina antes do check-in. Seu voo ia para Guarulhos e faria conexão em Zurich na Suíça. Seu destino final seria Bruxelas, na Bélgica.
O passageiro e a substância foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, onde foi lavrado flagrante.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)