Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (ATRFB) atuaram na última quinta-feira, dia 21, durante a Operação Muralha/Hórus, na retenção de mercadorias ilegais na BR-277, em São Miguel do Iguaçu/PR.
Por volta das 12h, os servidores tentaram abordar um veículo. Ao perceber a presença fiscal, o motorista empreendeu fuga em direção à zona urbana da cidade. Os agentes iniciaram um acompanhamento tático e conseguiram abordá-lo. O motorista ainda tentou fugir a pé, mas não obteve êxito.
Durante a vistoria, foram encontradas cerca de 500 fitas para backup, avaliadas em R$ 120 mil. Elas estavam alocadas em malas para viagem sob o banco do passageiro e na traseira do veículo. Confira o vídeo:
As mercadorias e o veículo foram retidos. Ninguém foi preso, porém será enviada uma representação fiscal para fins penais ao Ministério Público com o intuito de apurar os ilícitos.
Esta iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)