Mais de duas toneladas de essência de narguilé de origem estrangeira foram apreendidas na manhã desta quarta-feira, dia 27, com a atuação de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB), em Campo Grande/MS. A carga de 2.205 quilos do produto, avaliada em R$ 700 mil, foi localizada em uma transportadora no município.
O carregamento estava distribuído em 230 caixas, contendo 44 mil cartelas de essência de narguilé. Por ser derivado do tabaco, o produto possui diversas restrições de consumo, distribuição e comercialização. A carga foi encaminhada à Delegacia da RFB em Campo em Campo Grande e será posteriormente destruída por empresa licitada e com certificação ambiental.
Além da apreensão, a RFB também realizou uma representação fiscal para fins penais, que foi repassada ao Ministério Público Federal (MPF). O órgão acionará a Polícia Federal (PF) para a investigação do caso.
ATRFB em ação
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.
Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país.
#sindireceita #analistatributário #receitafederal #aduana #apreensão #fronteira