Na tarde da última sexta-feira, dia 3, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de mais de um milhão de maços de cigarros paraguaios, em Cachoeirinha/RS. A ação de repressão ao contrabando e descaminho contou com a participação da Polícia Federal (PF).
O carregamento, avaliado em mais de R$ 5 milhões, foi localizado em depósito clandestino de cigarros paraguaios descoberto pelos servidores. Uma pessoa que estava no local durante a verificação foi levada à delegacia da PF para lavratura da prisão em flagrante pelo crime de contrabando.
Além dos cigarros, os servidores também retiveram um caminhão furgão e um veículo de passeio encontrados no depósito. Os cigarros, o caminhão e o veículo foram levados para o depósito da Receita Federal.
ATRFB em ação
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.
Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país. Nosso objetivo é facilitar e manter a segurança do fluxo do comércio internacional por nossas fronteiras.
#sindireceita #analistatributário #receitafederal #aduana #apreensão #fronteira