Entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de mais de R$ 2 milhões em produtos importados irregularmente e de importação proibida, em Bauru/SP. A ação, concentrada em um centro de remessas do município, foi realizada no âmbito da Operação Velho Oeste, conduzida pela RFB.
A operação contou com a participação de 30 servidores das delegacias do órgão (DRF) em Bauru, São Sebastião, Piracicaba, Rio Claro, Franca, Ribeirão Preto, Viracopos, Araraquara, Andradina e Osasco; além de apoio de dois cães de faro da Alfândega de Viracopos.
Na ocasião, os servidores retiveram mais de 1,4 mil volumes, sendo a maioria celulares importados irregularmente. Entre os produtos de importação proibida, os servidores identificaram notebooks, roteadores, videogames e anabolizantes. A RFB trabalha para identificar os vendedores dos produtos retidos, que serão representados pelos crimes de descaminho e contrabando.
ATRFB em ação
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.
Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país. Nosso objetivo é facilitar e manter a segurança do fluxo do comércio internacional por nossas fronteiras.
#sindireceita #analistatributário #receitafederal #aduana #apreensão #fronteira