Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil vêm mantendo a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país durante a pandemia de coronavírus. Na noite de domingo, dia 12, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na apreensão de uma pistola Glock 9 mm municiada, um veículo VW/Gol e na retenção de R$ 2,2 mil no Chuí/RS. A ação foi realizada em conjunto pelo plantão de bagagem da Inspetoria da RFB no município, Polícia Federal e Exército Brasileiro.
Nesta terça-feira (20), a Receita Federal realizou uma grande ação de combate à sonegação fiscal em âmbito nacional. A operação Colheita, deflagrada às 11h, tem como alvo produtos eletrônicos, celulares e acessórios importados de forma irregular e que são vendidos por uma grande franquia de produtos eletrônicos no país. Ao todo, serão fiscalizadas 27 lojas da rede de franquias, localizadas nas cidades de Rio Verde/GO, Palmas/TO, Belém/PA, Macapá/AP, Manaus/AM, Cariacica/ES, Fortaleza/CE, Maceió/AL, Natal/RN, Campina Grande e João Pessoa/PB, Salvador e Feira de Santana/BA, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.
Mais de 100 servidores da Receita Federal atuaram na operação Colheita, que também contou com o apoio da força policial dos Estados envolvidos. Cerca de 2000 celulares foram retidos, com avaliação aproximada de 3 milhões de reais.
Analistas – Tributários também atuaram na retenção de R$ 1,5 milhão em Corumbá, região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, na fronteira entre Brasil e Bolívia, nesta segunda-feira (19). Dois bolivianos, de 20 e 30 anos tentavam entrar com o dinheiro na Bolívia utilizando um táxi, mas foram parados durante uma fiscalização reforçada por conta das eleições no país vizinho realizadas no último domingo (18).
ATRBF
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.