Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) integrantes da Seção de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Sarep) atuaram nesta terça-feira (9), na retenção de aproximadamente 70 litros de bebidas de procedência estrangeira na rodovia BR-116, em Pelotas/RS. As bebidas estavam acondicionadas em duas malas de um passageiro de um ônibus que fazia a linha Jaguarão/PR – Pelotas/PR.
Nesta quarta-feira (10), Analistas-Tributários atuaram na retenção de um caminhão que transportava grande quantidade de itens de vestuário descaminhados, na rodovia RS-287 próximo à Vera Cruz/RS. A carga retida possui valor de mercado superior a R$ 400 mil.
Analistas-Tributários atuaram na retenção de 180 quilos de mercadorias irregulares em transportadora no município de Barra Mansa/RJ nesta terça-feira (9). A ação foi realizada pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da 7ª Região Fiscal (RJ). O valor aproximado da retenção é de R$ 230 mil. As mercadorias retidas não possuem comprovação de sua importação regular e foram localizadas pelos servidores com o uso de ferramentas de análise de risco.
Analistas-Tributários atuaram na apreensão de 1,1 tonelada de cocaína no Porto de Santos, SP, nesta terça-feira (9), em uma operação conjunta deflagrada pela Receita Federal e pela Polícia Federal no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A carga tinha como destino o Porto de Antuérpia, na Bélgica. Um funcionário do terminal portuário, suspeito de auxiliar na ação criminosa, foi preso em flagrante.
Durante Operação Fronteira Blindada, Analistas-Tributários, com o apoio da Força Nacional, atuaram na apreensão de grande quantidade de armas na Ponte Internacional da Amizade. As equipes abordaram um veículo paraguaio, e durante a vistoria, foram encontrados 16 pistolas, 40 carregadores e coronhas para pistola dentro de uma caixa de tv, no porta malas do veículo. A motorista, presa em flagrante por tráfico internacional de armas, foi encaminhada à Polícia Federal para as providências cabíveis.
Cerca de 150 quilos de cocaína foram apreendidos no último sábado (6), com a atuação de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) na Aduana brasileira, na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR. A droga estava escondida em fundo falso de uma caminhonete e foi retirada do veículo com apoio do Corpo de Bombeiros. O motorista da caminhonete, um homem de nacionalidade paraguaia, foi detido durante a ação dos servidores.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.