O total de 600 smartphones e acessórios avaliados em R$ 1 milhão foram retidos com a atuação de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) nesta terça-feira, dia 29, na Grande Fortaleza. A ação ocorreu no âmbito da Operação Smart Shopping e foi realizada pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho do órgão com apoio da Polícia Civil do Ceará.
Os servidores fiscalizaram sete alvos localizados nos shoppings Maracanaú, Parangaba, Jockey e Via Sul, além do Centro Comercial Moment Office Bezerra de Menezes. Todas as lojas de celulares alvos da ação vendiam produtos em redes sociais sem a devida comprovação fiscal.
A operação da RFB teve como base observações feitas pelo serviço de gerenciamento de riscos do órgão. Os produtos retidos serão destinados à incorporação, doação ou leilões.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento da pandemia de Covid-19, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.