Analistas-Tributários do Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (SEPEP) atuaram entre os dias 25 e 28 de março em operações no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios que resultou na apreensão de 10 kg de drogas.
Após realizar procedimentos de análise de risco aduaneiro, os servidores identificaram as encomendas com suspeitas de presença de drogas. Por conta dos indícios, a Equipe K9 da Receita Federal em Manaus foi acionada e com a atuação dos agentes caninos Odin e Deco a suspeita da fiscalização foi confirmada.
Na sexta-feira, dia 25, a Receita Federal submeteu encomenda contendo peças em aço para máquinas pesadas à inspeção no raio-x, entretanto as imagens não foram conclusivas para confirmar a presença de drogas. Diante da incerteza, os Analistas-Tributários utilizaram as Equipes de cães de faro, que indicaram positivamente a existência de drogas na encomenda, cerca de 7,233 kg.
A peças em aço para tratores foram levadas à empresa especializada para que fosse examinada e submetida a procedimentos de abertura para verificação de seu interior. Ao perfurar as peças se constatou a presença de um pó branco, que submetido a narcoteste, confirmou ser Cloridrato de Cocaína. A encomenda tinha origem em Pacaraíma/RO e tinha como destino Lisboa, em Portugal.
Já nesta segunda-feira, dia 28, os Analistas-Tributários do SEREP realizaram operação de fiscalização e controle aduaneiro e identificaram nove encomendas contendo drogas. As Equipes de cão de faro da Receita Federal foram determinantes para encontrar 2 kg de Skunk, escondidos em drives de DVD, que estavam saindo de Manaus para as cidades de Eunápolis/BA, São Joaquim da Barra/SP, Fortaleza/CE, Rio Verde/GO, Nipoã/SP, Vila Velha/ES, Pombos/PE, Três Corações/MG e Rio das Ostras/RJ.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade diante do cenário da pandemia de Covid-19, reafirmando o objetivo de garantir o controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia do coronavírus.