Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram em operação conjunta a Polícia Federal e a Polícia Civil do Paraná que resultou na apreensão de 83,5kg de cocaína no Porto de Paranaguá/PR na manhã desta segunda-feira, dia 26.
A droga estava inserida em um contêiner carregado com breu (colofónia), um subproduto da resina utilizado na fabricação de tintas e adesivos. A confirmação da presença da droga foi feita com a utilização do scanner da Receita Federal e posterior conferência física pelos servidores.
O método utilizado pelos traficantes foi o rip-on / rip-off, no qual a droga é inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador. O contêiner estava embarcado em um navio com destino a Portugal, com escala prevista em Tânger, no Marrocos.
Esta é a 11ª apreensão de cocaína com a participação da Receita Federal no Porto de Paranaguá. O órgão já apreendeu 367,5 kg de cocaína em 2023. *Com informações da Receita Federal do Brasil.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana são a linha de frente que mantêm a rotina de combater o contrabando, o descaminho, a evasão de divisas, o tráfico internacional de drogas e armas e os outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.