Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na apreensão de aproximadamente 1,2 kg de haxixe, 300 comprimidos de ecstasy e 100 gramas de pasta base de cocaína em em Imperatriz/Maranhão, na manhã desta quinta-feira (27). As drogas, avaliadas em mais de R$ 100 mil, estavam escondidas em duas encomendas dos Correios, camuflado entre páginas de um livro e com destino final em Imperatriz, no Maranhão.
A ação contou com o apoio dos agentes caninos Saymon e Ithor, cães treinados que integram a equipe de cães de faro da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Terceira Região Fiscal em Imperatriz (Direp 3). Por meio da sensibilidade apurada desses animais, foi possível detectar os entorpecentes.
A apreensão reforça a importância do gerenciamento de risco da Receita Federal e o combate ao tráfico de drogas e descapitalização do crime no Brasil.
Atuação da RFB
A atuação da Receita Federal vai além do combate ao tráfico de drogas e contribui para a desarticulação do crime organizado em diversos âmbitos. Além disso, o órgão tem papel fundamental na formulação da política tributária brasileira, bem como na prevenção e combate à sonegação fiscal, contrabando, descaminho, contrafação, pirataria, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, tráfico internacional de armas de fogo e munições, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, entre outros ilícitos aduaneiros.