Analistas-Tributários da Equipe K9 da Receita Federal em Manaus realizam, no dia 28/07, operação de combate ao contrabando e descaminho no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios, que resultou na apreensão 5.000 selos de LSD.
Após realização de análise de risco diversas encomendas foram separadas para procedimentos de fiscalização não invasiva. Uma encomenda suspeita foi aberta pela fiscalização, após ter passado pelo escâner e crivo olfativo dos agentes caninos da Receita Federal, Odin e Deco. Com a abertura da encomenda a Receita Federal encontrou 5.000 selos de LSD, avaliados no valor de R$ 400 mil, provenientes de Natal/RN.
O que é LSD
LSD é a abreviação de dietilamida do ácido lisérgico, uma substância que lembra outras substâncias presentes em um cogumelo a Claviceps purpurea. Embora tenha estrutura química semelhante ele não é produzido (sintetizado) pelo cogumelo e, sim, é fabricado em laboratórios. Portanto, o LSD é uma substância sintética, fabricada em laboratório, e não uma substância natural. Ele produz profundas alterações mentais chamadas de alucinações.
O LSD, também conhecido como ácido, é utilizado por via oral, ou seja, é ingerido. É um líquido que não possui odor, cor ou sabor. Em geral, quando se trata de “selo de LSD” o usuário introduz embaixo da língua um pequeno pedaço de papel de filtro impregnado com a droga alucinógena, no qual se verificam a existência de vários desenhos e ilustrações.
Fonte: Receita Federal
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana são a linha de frente que mantêm a rotina de combater o contrabando, o descaminho, a evasão de divisas, o tráfico internacional de drogas e armas e os outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.