Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram, em conjunto com a Polícia Federal, nesta terça-feira (1°), na Operação Dom Bosco, com o objetivo de combater o contrabando e descaminho de mercadorias oriundas do Uruguai e do Paraguai.
Durante a operação, foram retidos mais de 50 milhões de itens como cigarros, roupas, óculos, uma arma, um veículo, três caminhões e dinheiro em espécie em um depósito utilizado como ponto de distribuição de produtos ilegais em São Paulo/SP. Na ocasião, policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão e o responsável pelo depósito foi preso em flagrante.
Segundo informações da PF, a investigação teve início em maio de 2023, com a prisão de um homem em Novo Hamburgo/RS, em que foi indicada a existência do deposito em São Paulo.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana são a linha de frente que mantêm a rotina de combater o contrabando, o descaminho, a evasão de divisas, o tráfico internacional de drogas e armas e os outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.